Conheça as principais patologias na construção civil

Conheça as principais patologias na construção civil

Você já ouviu falar sobre patologias na construção civil? O termo patologia vem da língua grega, com tradução como o estudo (lógos) das doenças (páthos), e logo patologias da construção civil é usado para designar  qualquer erro ou dano na parte estrutural de uma construção,como por exemplo trincas e infiltrações.

As patologias devem ser identificadas e tratadas o mais breve possível, evitando assim danos maiores para as edificações. As principais consequências do seu surgimento são: prejuízos financeiros, atrasos no cronograma da obra, comprometimento na parte estrutural da edificação, desvalorização do imóvel e entre outras.

Os principais motivos para o surgimento delas são: falta de planejamento adequado em uma obra, materiais de baixa qualidade, falhas de execução, falhas na concepção de projetos e entre outros.

Existem diversos tipos de patologias, que podem ocorrer em todas as etapas de uma obra, e dependem do sistema construtivo, da região onde a edificação está inserida e outros aspectos.  Saiba quais são as principais:

 

Fissuras e Trincas:

As fissuras e trincas são patologias bem comuns na construção civil, são fraturas lineares, superficiais, no reboco. De acordo com a NBR 9575:2003, elas são classificadas da seguinte forma:

Microfissuras: abertura inferior a 0,05mm.

Fissuras: estreitas e alongadas na superfície, aberturas até 0,5mm

Trincas: são mais profundas, aberturas entre 0,5mm e 1,0mm

Se não forem tratadas as microfissuras evoluem para fissuras e trincas, causando danos mais grave a estrutura.As principais causas são a retração do cimento, recalque da fundação, sobrecargas ou acúmulos de tensões e movimentação térmica. 

 

Carbonatação

Outra patologia construtiva muito comum é a carbonatação, caracterizada pela penetração de agentes agressivos no concreto através dos poros/aberturas, como o gás carbônico (CO²), que se dilui na umidade presente na estrutura, formando o ácido carbônico (H²CO),  causando a corrosão de estruturas metálicas, também chamadas de armaduras de concreto. Se não for reparado, a patologia compromete a estrutura da edificação.

 

InfiltraçãoEflorescência

A infiltração ocorre devido ao excesso de água e umidade na edificação. Os principais danos causados são mofo, bolor, destruição da pintura, até danos maiores nas paredes e materiais metálicos da estrutura. 

Podem ocorrer pela inadequada impermeabilização ou ausência da mesma. Por isso é de extrema importância a impermeabilização, levando sempre em consideração a utilização de impermeabilizantes adequados para cada ambiente. Ou também pode ocorrer por  falhas nas  instalações hidráulicas, como rompimento da tubulação ou vedação comprometida.

 

Eflorescência:

As eflorescências são formações de sais dissolvidos em água/umidade, de cor branca, que normalmente aparecem em alvenaria de vedação de tijolos. A patologia pode ausar desagregação do revestimento.

A patologia ocorre quando a água/umidade transporta os sais para a superfície do elemento, geralmente através da capilaridade, fazendo que fiquem depositados na superfície após a evaporação da água.

Gretamento

O gretamento é uma série de rupturas ocorridas no esmalte das peças cerâmica  inferior a 1mmJuntas, elas causam um efeito craquelado, como uma teia de aranha, de grande prejuízo estético aos ambientes.Ocorre devido à perda de integridade da superfície da placa cerâmica pelo excesso de expansão por umidade.